top of page

Minicursos

Mini curso 1: Vantagem computacional e as fronteiras da computação quântica.

Prof. Daniel Brod (UFF)

Neste minicurso, vamos fazer uma introdução à teoria da complexidade computacional (quântica e clássica). Discutiremos o que é um computador quântico, e que evidências temos de que eles de fato realizam certas tarefas exponencialmente mais rápido do que suas contrapartidas clássicas. Por fim, vamos ver como a teoria que nos fornece essas evidências está por trás de experimentos recentes de "vantagem computacional quântica" realizados por grandes empresas de tecnologia em seus computadores quânticos de centenas de qubits.

caio_edited_edited.jpg

Mini curso 3: Ondas gravitacionais e teorias de perturbação.

Prof. Caio Macedo (UFPA)

Ondas gravitacionais se destacam dentre os canais astrofísicos por trazerem assinaturas do regime de gravitação forte. No entanto, mesmo antes das detecções diretas, efeitos das ondas gravitacionais já podiam ser observados em binárias de pulsares. Neste mini-curso, discutiremos alguns aspectos das ondas gravitacionais, divindido-o em três partes: i) aproximação de quadrupolo e a evolução de binárias, ii) Perturbações em espaços-tempos esfericamente simétricos e iii) ringdown e fontes pontuais.

OCULUSRED.jpeg

Mini curso 2: Playing with nanostructured systems - Modelando sistemas nanoestruturados e suas respostas Físicas.

Profª. Andrea Latge (UFF)

O minicurso tem como objetivo apresentar os materiais na escala nano e em particular descrever sistemas nanoestruturados. Esses sistemas são os protagonistas da Nanociência e Nanotecnologia e são amplamente explorados em propostas teóricas e em dispositivos experimentais. Serão apresentadas propriedades eletrônicas básicas dos nanomateriais e discutidas as possibilidades de alterar propriedades físicas destes sistemas para usá-los como dispositivos, a partir de strain, temperatura, campos externos e outras perturbações.

Miguel-Alexandre-Novak-199x300.jpg

Mini curso 4: Introdução ao nanomagnetismo.

Prof. Miguel Novak (UFF)

Iremos discutir neste minicurso como as propriedades magnéticas dos materiais na escala nanométrica são modificadas apresentando comportamentos únicos e regidos pela mecânica quântica. Será feito inicialmente uma breve introdução ao magnetismo necessário para o entendimento dos nanomateriais magnéticos. A evolução do nanomagnetismo propiciou avanços científicos e tecnológicos incríveis nas últimas décadas, abrindo novas áreas como a spintronica e aplicações na geologia, medicina e na área ambiental, algumas alguns exemplos serão apresentadas neste minicurso.

Palestras

kita-e1682707073149-300x285.jpg

Palestra 1: Física nuclear e a preservação do patrimônio cultural e natural.

Profª. Kita Macario (UFF)

A Física Nuclear Aplicada é uma abordagem transdisciplinar onde conceitos e/ou instrumentação emprestados da Física Nuclear são as principais ferramentas para divulgar aspectos importantes de diversas outras disciplinas. Muitas dessas disciplinas estão diretamente ligadas à sociedade, seja por aspectos culturais e históricos, seja por fazerem parte da vida cotidiana, afetando a economia, a política e o meio ambiente. Nesse contexto, dentre as diversas aplicações da Física Nuclear, a Técnica de Espectrometria de Massa com Aceleradores de Radiocarbono (14C-AMS) se destaca pela ampla gama de disciplinas que pode influenciar, a maioria delas impactando de alguma forma a sociedade. Abrangendo estudos forenses, proteção do património cultural, alterações climáticas globais, bem como o desenvolvimento e certificação de materiais renováveis, como biofármacos, bioplásticos e biocombustíveis, uma vasta gama de campos de investigação pode beneficiar do estudo de isótopos de carbono, especialmente radiocarbono. Neste contexto, focamos aqui em exemplos de utilização de radiocarbono que estão diretamente relacionados com a sociedade, onde o conhecimento dos seus conceitos pode ajudar a parar o tráfico de arte, a expandir as fontes de combustível verde ou a evitar a destruição do património da humanidade. Ao destacar essas diversas aplicações do 14C-AMS, pretendo enfatizar o papel da física aplicada na abordagem dos desafios sociais e no avanço do conhecimento através das fronteiras interdisciplinares. Através da divulgação científica e dos esforços de divulgação, podemos preencher a lacuna existente entre os estudos acadêmicos e a sensibilização do público, promovendo a tomada de decisões informadas e ações coletivas para um futuro sustentável.

Foto_Nivaldo.jpg

Palestra 2: Vínculos semi-holônomos quebram a conexão entre simetrias e leis de conservação.

Prof. Nivaldo Lemos (UFF)

Vínculos que dependem das velocidades, mas são integráveis, são ditos semi-holônomos. Por bons motivos, vínculos semi-holônomos são tidos como indistinguíveis de vínculos holônomos na mecânica lagrangiana. Embora essa presumida equivalência seja plausível e bem fundamentada, mostramos por meio de um exemplo que a conexão entre simetrias e leis de conservação, que vale para vínculos holônomos, não é válida em geral para sistemas sujeitos a vínculos semi-holônomos.

Eduardo-Souza-Fraga-199x300.jpg

Palestra 3: QCD meets Compact Stars.

Prof. Eduardo Fraga (UFRJ)

We discuss how first-principle results from QCD, as well as controllable approximations of the theory of strong interactions, can bring some hints to the physics of compact stars. In particular, we consider the equation of state for neutron star matter, stability against radial oscillations, and effects from the presence of dark matter.

JoseHugueninpretoebranco.jpg

Palestra 4: Informação quântica com graus de liberdade da luz.

Prof. Jose Augusto Huguenin (UFF)

A pesquisa em informação quântica ocupa um um lugar de destaque no cenário mundial com aplicações em tecnologias quânticas de ponta na área de computação e comunicação quântica. Um dos principais sistemas físicos utilizados nesses estudos são sistemas ópticos que exploram diferentes propriedades fotônicas, entre elas o emaranhamento. Neste seminário, apresentaremos trabalhos que envolvem o uso de diferentes graus de liberdade da luz em protocolos de informação quântica. Destacaremos a analogia clássico-quântica , a qual o Grupo de Óptica e Informação Quântica da UFF é pioneiro.

bottom of page