top of page
escoladefisicauff

Minicurso Turbulência em Fluídos


Sobre o minicurso:

Escoamentos de fluidos compreendem uma miríade de comportamentos fascinantes que se manifestam em situações tão diversas quanto pias domésticas, asas de aeronaves, correntes atmosféricas e a formação de estrelas. Em particular, o escoamento turbulento, onipresente na natureza, desempenha papel crucial na descrição tanto de fenômenos naturais complexos - como o clima - quanto tecnológicos. Esse fato, aliado à notável riqueza matemática das equações fundamentais, faz da turbulência um terreno fértil para o desenvolvimento científico em vários fronts, com a contribuição de físicos, matemáticos, meteorologistas, químicos, engenheiros e cientistas de formação multidisciplinar.


Do ponto de vista da física fundamental, avanços inovadores foram obtidos apenas no século XX quando o problema passou a ser considerado por uma abordagem estatística - não por acaso, pelo pai da teoria da probabilidade moderna A. Kolmogorov em 1941. A chamada teoria K41 foi a faísca que iniciou toda uma tradição de pesquisa que influenciou muitas ideias importantes em outras áreas da física e da matemática, como os fractais de B. Mandelbrot e a multifractalidade, uma das grandes contribuições do prêmio Nobel de 2021 G. Parisi (em colaboração com U. Frisch). Em tempos recentes, o extraordinário avanço das plataformas computacionais permitiu a investigação de novos fenômenos de uma forma jamais vislumbrada, mediante simulações numéricas diretas das equações fundamentais em regime turbulento.


Nesse mini-curso, após breves considerações sobre a mecânica dos fluidos, navegaremos nas águas agitadas da teoria estatística da turbulência, margeando questões do debate moderno e apontando algumas das rotas exploradas no IF-UFF atualmente.


Sobre o Palestrante:

Possui graduação em Física pela UFRJ (2005), mestrado em Física pela UFF (2008) e doutorado em Física pela UFRJ (2012) com período sanduíche de um ano na École Normale Supérieure de Paris. Realizou pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon, na França (2014-2016), na UFRJ (2016) e na UFPE (2017-2018). Foi Professor Visitante no Departamento de Física Teórica da UERJ (2019) e atualmente é professor adjunto no Instituto de Física da UFF, onde atua na interface entre Turbulência e Física Estatística.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page